Este dia já é um marco para a cidade devido aos 18 anos de Emancipação. Mais outros três fatores fizeram esta data entrar ainda mais na curta história de vida da nossa cidade. O governo com o slogam 'Voando Muito Mais Alto' chega ao fim do 1º ano entregando conquistas para municipalidade, decerrando três importantes placas de inauguração e remodelação.
E para este dia as autoridades constítuidas do município quase que em sua totalidade marcaram presença, e receberam visitas para este momento de entrega de ganhos para coletividade. Estiveram presentes o deputado federal Nélson Marquezelli (PTB) e o assessor do deputado estadual Davi Zaia (PPS) o Luíz Antônio.
Na Assitência Social foi inaugurada a Cozinha Piloto, onde irá funcionar a Padaria Artesanal, uma parceria Prefeitura e Fundo Social do Estado através da 1ª dama Lú Alckmin.
Em seguida as autoridades se deslocaram até o bairro de Nova Paulicéia, onde foi decerrada a placa de Reforma e Ampliação do Cemitério na Avenida Saudade.
Em seguida a obra que fechou esta cerimônia de inaugurações com chave de ouro, como o deputado afirmou a nossa reportagem...a Creche Escola...em sua placa a homenagem a mãe do assessor parlamentar Jairo Barsaglini 'Nilza Fagnani Barsaglini'. Em seu discurso o prefeito Gustavo falou da obra, do quando ela vai somar para eficiência da educação na EMEI e não deixou de citar que a mesma teve início e empenho para sua conquista no governo que o antecedeu de Ronivaldo Fratuci e Adriano Marçal, que foram prontamente atendidos quando pediram ao Jairo para interceder junto ao Marquezelli para que fosse possível esta concretização.
O deputado em sua fala foi mais que enfático em dizer: "este espaço é para formar futuros cidadãos com gabarito, uma 'oficina' para fazer gente com valores diferenciados e assim retribuir para o contexto de toda sociedade"
parte interna da cozinha piloto
autoridades dentro da cozinha
assessor de Davi Zaia com autoridades gavionenses
após decerrar a placa no cemitério da Saudade aquela tradicional foto...
Uma relíquia do esporte alegriense, o tempo passa e relembrar o passado é viver duas vezes...
Toninho Torteli, Luiz de Souza, João Bosco Meziara, Paulo de Figueiredo, José Pierri, Diobel Figueiredo e primo do João Bosco- Agachados:Celso Teodoro, Carlos Leão, José Chocair e Joaquim Cezário, Pirilo, Gilberto Abrão e Nem Beluti.
Polícia Civil abre mais de mil vagas em todo o Estado de São Paulo
Mais da metade das vagas são para o interior de São Paulo e as inscrições vão até Fevereiro de 2014
A Polícia Civil publicou, desde o início do mês, uma série de editais totalizando mais de 1.500 oportunidades de emprego nos concursos públicos do Estado. Mais da metade das vagas estão disponíveis para o interior de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as áreas de atuação dentro da polícia são para atendentes de necrotério, auxiliares de necropsia, fotógrafos técnicos-periciais, oficiais administrativos, peritos criminais, técnicos de laboratório, médicos legistas e escrivão de polícia.
A Secretaria de Esportes do Município de Gavião Peixoto irá promover neste final de ano três eventos para os esportistas da cidade.
Dias 27 e 28 as 18:00 hs o 1º Torneio de Futebol Society para atletas que gostam desta prática esportiva. Um evento para o entretenimento dos gavionenses. Um evento que segundo fomos informados é o ponta pé para que em 2014 seja organizado um Campeonato desta modalidade para fazer parte do calendário esportivo anual de Gavião Peixoto. Assim como já acontece com a realização do Futsal Livre no Osvaldão.
Outro evento será o 1º Torneio de Truco promovido por esta gestão, Vai acontecer dia 29 no Ginásio Pavilhão Vida Luz, com início previsto para as 9:00 horas. E quem gosta deste esporte com certeza irá prestigiar. A realização é da Secretaria de Esportes com apoio e premiação do Supermercado Jacob, Móveis Lar e Gavião Dourado.
E dia 31 pensando já no Reveillon da virada haverá a Corrida em Homenagem ao maior maratonista de nossa Cidade: Lourivaldo Coelho 'Careca'. Um evento que promete atrair muita gente na Praça Central as 19 horas, local da largada e chegada da prova. Este evento tem o apoio e premiação do Bar da Branca, Supermercado Marconato e Gavião Dourado (Kalil)
Hoje a noite o teste definitivo para amanhã a Fonte Luminosa na Praça de Gavião Peixoto, onde dezenas de pessoas puderam ver o 'balé das águas' e toda mudança de cor. E aqui no blog da cidade trazemos para os cidadãos que ainda não foram conhecer. Por muitos já denominada de arco-íris daPraça.
Neste video meu querido Pai, cumprindo promessa de Santos Reis no Rotary Club...uma lembrança muito especial...filmada pelo meu amigo e conterrâneo Leão....e me passada pelo amigo Elder.
E isto é uma relíquia que vou guardar para todo sempre...pela devoção de toda minha familia nos Três Reis Santos.
O Papai Noel foi criado pela Coca-Cola? Saiba origens do Natal
Papai Noel, árvore, ceia e presentes. Chega a época do Natal e começamos a ver tudo isso em todo o lugar (e de vez em quando ouvimos falar de um tal de Cristo). Mas qual é a origem de todos esses símbolos? E da festa - quando e por que surgiu a comemoração do Natal? Segundo Pedro Paulo Funari, professor de história e arqueologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a origem da comemoração e seus símbolos são muito mais pagãos que cristãos.
Por que 25 de dezembro? Conforme Funari, o Natal é derivado de uma festa muito anterior ao cristianismo e ao calendário do ciclo solar. De acordo com o pesquisador, os pagãos comemoravam na época do solstício de inverno (o dia mais curto do ano e que, no hemisfério norte, ocorre no final de dezembro) porque os dias iriam começar a ficar mais longos. "É uma celebração que tem a ver com o calendário agrícola, originalmente. E, como todo calendário agrícola, ele está preocupado com a fertilidade do solo e a manutenção do ciclo da natureza", diz o professor.
Em Roma, essa data era associada ao deus Sol Invictus, já que após o dia mais curto do ano o sol volta a aparecer mais. Quanto ao cristianismo, a comemoração do nascimento de Jesus Cristo só começou a ocorrer no século IV, quando o imperador Constantino deu fim à perseguição contra essa religião. Os religiosos então usam a comemoração pagã e a revestem com simbolismo cristão. Curiosamente, afirma o pesquisador, no final do mesmo século, como a Igreja ganha poder, ela passa a perseguir os pagãos que comemoravam a festa da forma original.
Troca de presentes Segundo Funari, a troca de presentes é um ato comum a todos os povos, independente do capitalismo, por exemplo, ou de religião. Esse ato, desse ponto de vista, é muito mais ligado ao reforço de laços sociais entre as pessoas. No cristianismo, a troca foi associada simbolicamente aos reis magos, que teriam dado presentes de Jesus - em alguns países, como na Espanha, é comum dar presentes apenas no Dia de Reis.
Contudo, durante o século XX, a festa foi perdendo muitas de suas características religiosas (mas não todas) e hoje se apresenta de forma muito mais comercial. "Desvencilhou-se bastante da imagem original (religiosa) para que pessoas, países e povos não cristãos, como os japoneses, também sejam incentivados a ter troca de presentes nesse período", diz Funari, que lembra que muitas pessoas que não são religiosas e até ateus participam de festas de Natal.
"Na propaganda dos presentes em si, não aparece o Cristo, o Jesus. Aparece lá 'compre uma TV moderna', 'compre um aparelho celular'. Na propaganda desses produtos não aparece essa caracterização religiosa. (...) Sabendo-se que as pessoas têm como princípio o estreitamento de vínculos sociais em geral e dentro da família em especial, o capitalismo explorou isso, digamos assim, ao extremo."
Originalmente, afirma o pesquisador, a troca de presentes não estava ligada à tradição do Natal, pelo menos não à festa original. "A troca de presentes na escala moderna é uma invenção do capitalismo."
Ceia A comida de Natal, por outro lado, era comum nas primeiras festas. Na ceia natalina era comum a carne assada porque esses pratos eram considerados mais sofisticados, mais caros, e serviam melhor para uma situação especial. O porco, assim como o peixe, era uma das carnes mais comuns.
O peru foi introduzido apenas no século XVI. A ave é originária das Américas e se popularizou rapidamente na elite da Europa quando foi levada ao continente. Por ser mais caro, o peru virou a carne das grandes ocasiões.
Papai-Noel Funari afirma que o homem chamado Nicolau que viveu na Antiguidade e que virou santo não tem nada a ver com o Papai Noel, apesar de muitas versões dizerem isso. A figura tem origem em tradições germânicas e nórdicas. O protestantismo, que buscava um simbolismo diferente da comemoração católica - que enfatizava a figura do presépio - utilizou o personagem.
Já a imagem que conhecemos do Papai Noel tem uma origem muito mais comercial. A figura de um velhinho com roupa vermelha e branca foi criada e difundida pela publicidade da Coca-Cola no século XIX. "A gente pode dizer que o Papai Noel como a figura que a gente conhece é uma invenção da Coca-Cola e dos meios de comunicação de massa", diz o pesquisador. O papel da mídia, afirma Funari, foi difundir essa imagem. O cinema e outros meios trouxeram a imagem criada pelos publicitários ao Brasil.
"Se você for olhar os jornais brasileiros do início do século XX, no período do Natal, você encontrará referências ao presépio(...) não se fala em Papai Noel", diz o pesquisador, que lembra que nos dias atuais o presépio praticamente sumiu dos meios de comunicação.
O pinheiro A origem do pinheiro é bem parecida: era uma figura germânica e nórdica que foi absorvida pelo protestantismo. Aqui, a decoração chegou com influência principalmente do cinema - apesar de não ter tido um patrocínio de peso, como teve Papai Noel. Para o pesquisador, os símbolos atuais do Natal foram tão importados quanto o Halloween, do qual muita gente reclama.
Chega dezembro (e às vezes muito antes disso) e começam a aparecer por todos os lados os sinais de que é quase Natal. Propagandas mostram as árvores, ceias, presentes e, é claro, o Papai-Noel. Mas de onde surgiram todos esses símbolos? A árvore de Natal tem origem pagã? A troca de presentes surgiu quando e por quê? O Papai-Noel é uma invenção da Coca-Cola? Veja a seguir como a história vê a origem dos símbolos natalinos
O Natal por si só já é uma data especial e iluminada. E em Gavião está programado ser ainda mais vivo, com a revitalização da Fonte da Praça Central '24 de Outubro'. Hoje cedo dois caminhões pipa da empresa Raízen esteve enchendo a fonte...para na reinauguração dar a vida que a população espera.
A fonte que funcionou na gestão de Valdemar de Santi quando Gavião ainda era Distrito de Araraquara (em 1991) e depois com o prefeito Goy após a emancipação. E depois de 11 anos inativa a atual gestão decidiu reativar para alegria da municipalidade gavionense e visitantes...e terá um sistema de som e iluminação conforme a 'dança' da água...
Lembrando que além da fonte a Praça já conta com lindos canteiros com rosas belíssimas e imagens típicas em alusão aos festejos natalinos...e com certeza a nossa gente cuidando poderemos ter estes ganhos e outros que por ventura virão por muitos outros anos.
Já que é claro para o povo, que o verdadeiro cartão postal de uma cidade é sua Praça, sendo esta bem cuidada acaba atraindo olhares de todo mundo e sendo até um ponto turístico em vistações anuais...
caminhões pipa da Raizen dando suporte para a fonte ser cheia e assim dar seu espetáculo
após a fonte cheia...deram início aos testes finais
fonte sendo testada para dar tudo certo na reinauguração
caixas de som ao de redor da fonte e lindas plantas ornamentais dando vida ao local
O materialismo do Papai Noel e a espiritualidade do Menino Jesus
22/12/2013
Um dia, o Filho de Deus quis saber como andavam as crianças que outrora, quando andou entre nós,“as tocaca e as abençoava” e que dissera:”deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino de Deus”(Lucas 18, 15-16).
À semelhança dos mitos antigos, montou num raio celeste e chegou à Terra, umas semanas antes do Natal. Assumiu a forma de um gari que limpava as ruas. Assim podia ver melhor os passantes, as lojas todas iluminadas e cheias de objetos embrulhados para presentes e principalmente seus irmãos e irmãs menores que perambulavam por aí, mal vestidos e muitos com forme, pedindo esmolas. Entristeceu-se sobremaneira, porque verificou que quase ninguém seguira as palavras que deixou ditas:”quem receber qualquer uma destas crianças em meu nome é a mim que recebe”(Marcos 9,37).
E viu também que já ninguém falava do Menino Jesus que vinha, escondido, trazer na noite de Natal, presentes para todas as crianças. O seu lugar foi ocupado por um velhinho bonachão, vestido de vermelho com um saco às costas e com longas barbas que toda hora grita bobamente:”Oh, Oh, Oh…olhem o Papai Noel aqui”. Sim, pelas ruas e dentro das grandes lojas lá estava ele, abraçando crianças e tirando do saco presentes que os pais os haviam comprado e colocado lá dentro. Diz-se que veio de longe, da Finlândia, montado num trenó puxado por renas. As pessoas haviam esquecido de outro velhinho, este verdadeiramente bom: São Nicolau. De família rica, dava pelo Natal presentes às crianças pobres dizendo que era o Menino Jesus que lhes estava enviando. Disso tudo ninguem falava. Só se falava do Papai Noel, inventado há mais de cem anos.
Tão triste como ver crianças abandonadas nas ruas, foi perceber como elas eram enganadas, seduzidas pelas luzes e pelo brilho dos presentes, dos brinquedos e de mil outros objetos que os pais e as mães costumam comprar como presentes para serem distribuidos por ocasião da ceia do Natal.
Propagandas se gritam em voz alta, muitas enganosas, suscitando o desejo nas crianças que depois correm para os pais, suplicando-lhes para que comprem o que viram. O Menino Jesus travestido de gari, deu-se conta de que aquilo que os anjos cantaram de noite pelos campos de Belém”eis que vos anuncio uma alegria para todo o povo porque nasceu-vos hoje um Salvador…glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa-vontade”(Lucas 2, 10-14) não significava mais nada. O amor tinham sido substituído pelos objetos e a jovialidade de Deus que se fez criança, tinha desaparecido em nome do prazer de consumir.
Triste, tomou outro raio celeste e antes de voltar ao céu deixou escrita uma cartinha para as crianças. Foi encontrada debaixo da porta das casas e especialmente dos casebres dos morros da cidade, chamadas de favelas. Ai o Menino Jesus escreveu:
Meus queridos irmãozinhos e irmãzinhas,
Se vocês olhando o presépio e virem lá o Menino Jesus e se encherem de fé de que ele é o Filho de Deus Pai que se fez um menino, menino qual um de nós e que Ele é o Deus-irmão que está sempre conosco,
Se vocês conseguirem ver nos outros meninos e meninas, especialmente nos pobrezinhos, a presenca escondida do Menino Jesus nascendo dentro deles.
Se vocês fizerem renascer a criança escondida no seus pais e nas pessoas adultas para que surja nelas o amor, a ternura, o carinho, o cuidado e a amizade no lugar de muitos presentes.
Se vocês ao olharem para o presépio descobrirem Jesus pobremente vestido, quase nuzinho e lembrarem de tantas crianças igualmente pobres e mal vestidas e sofrerem no fundo do coração por esta situação desumana e se decidirem já agora, quando grandes, mudar estas coisas para que nunca mais haja crianças chorando de fome e de frio,
Se vocês repararem nos três reis magos com os presentes para o Menino Jesus e pensarem que até os reis, os grandes deste mundo e os sábios reconheceram a grandeza escondida desse pequeno Menino que choraminga em cima das palhinhas,
Se vocês, ao verem no presépio todos aqueles animais, como as ovelhas, o boi e a vaquinha pensarem que o universo inteiro é também iluminado pela Menino Jesus e que todos, galáxias, estrelas, sois, a Terra e outros seres da natureza e nós mesmos formamos a grande Casa de Deus,
Se vocês olharem para o alto e virem a astrela com sua cauda e recordarem que sempre há uma Estrela como a de Belém sobre vocês, iluminando-os e mostrando-lhes os melhores caminhos,
Se vocês aguçarem bem os ouvidos e escutarem a partir dos sentidos interiores, uma música celestial como aquela dos anjos nos campos de Belém que anunciavam paz na terra,
Então saibam que sou eu, o Menino Jesus, que está chegando de novo e renovando o Natal. Estarei sempre perto de vocês, caminhando com vocês, chorando com vocês e brincando com vocês até aquele dia em que chegaremos todos, humanidade e universo, à Casa do Pai e Mãe de infinita bondade para sermos juntos eternamente felizes como uma grande família reunida.
Hoje quando entregava o jornal impresso, foram vários os moradores que me trouxeram e manifestaram uma preocupação com o o estado que se encontra a ponte sobre o Rio Jacaré-Guaçu que liga Gavião a BoaEsperança. No local o trânsito diário é muito grande, e a maioria de carga pesada. Existem placas sinalizando que permite o máximo de 10 toneladas, devido ao desgastate natural desta Ponte. Mais ao lado hoje do Presidente do Legislativo Gavionense Joel Ribeiro (foto), ele que foi conferir de perto o estado da mesma, depois também de ouvir queixas da municipalidade, constatamos que está longe de ser cumprido a carga permitida, caminhões com carga superior transita todos os dias pela vicinal.
E foi possível flagar também, que quando um veículo vai passar, seja de um lado ou do outro, sempre quando se tem outros não tem como passar ao mesmo tempo, tem que esperar...isso passou da hora de mudar, diante do grande fluxo nesta via. Portanto como mesmo disse o vereador, arrumar apenas a estrutura da Ponte já é algo 'pequeno', o que precisa de outras melhorias como serviços de alargamento da mesma.
Joel Fera, disse que vai fazer um documento e sugerir ao prefeito Gustavo uma união de forças, indo até a cidade vizinha de Boa Esperança, para que as autoridades constítuidas de ambos os municípios possam recorrer a esfera Estadual ou até Federal com apoio de deputado que queira 'abraçar' esta causa para conquistar recursos que permita fazer as melhorias. Lembrando que isso se faz sim necessário, na extensão da ponte, dá para ver um grande buraco, rachaduras, na parte lateral partes comprometidas.
tipo assim:"agora vou passar, espere ai do outro lado"...isso é o inaceitável
se deixar este buraco...vai aumentar e o risco também será cada vez maior
Fera foi ver de perto, para junto com outros políticos possam unir forças para mudar esta realidade
hoje está assim...amanhã com certeza ficará mais grave e maior o perigo para os usuários
muito difícil alguém que respeite esta sinalização
Entenda o significado das marcações de um campo de futebol
Um campo de futebol tem várias marcações, entretanto algumas com finalidade desconhecidas
Por: Jonathan Silva
O campo para a prática do futebol oficialmente deve ser composto de um espaço com grama (natural ou sintética), com duas linhas localizadas ao longo do terreno chamamos de linhas laterais e que as outras são chamadas linhas de fundo.
Porém, existem algumas outras marcações com finalidades diferentes, como por exemplo, a pequena área ou a bandeirinha de escanteio. Vamos aprender aqui no Gol de canela FC o significado de todas as marcações do campo de futebol Linha Lateral – Serve para delimitar o espaço final de jogo nas laterais. Se a bola ultrapassar essa linha deve ser cobrado o lateral; Linha de fundo – Marca o espaço máximo do gol, se a bola ultrapassar essa linha fora do espaço do gol deve ser marcado pelo juiz a cobrança de um escanteio ou tiro-de-meta. Se a bola passar pelo espaço do gol, então é assinalado gol; Linha de meio-campo – é a marcação que define os campos de jogo de cada equipe; Ponto Central – é a marca que define onde a bola deve ser coloca sem movimento para o início ou reinício da partida; Círculo Central – Sua finalidade é delimitar o espaço no qual os jogadores que darão o toque inicial para colocar a bola em jogo, sem interferência do adversário. Somente os cobradores podem ficar dentro do círculo nos instantes do primeiro toque no começo ou reinicio do jogo; Grande área – Marca o espaço onde o goleiro pode usar as mãos para defender sua meta e também onde faltas podem se tornar penalidade máxima; Pequena área – com um espaço de 5,5m, seu objeto é delimitar o local para a cobrança de um tiro de meta. Outra finalidade para esse espaço é na cobrança de tiro-livre indireto dentro da área para orientar o juiz no posicionamento da bola e da barreira. Meia-lua (grande área) – tem como finalidade determinar a distância exata de 9,15m para que nas batidas de pênaltis os demais jogadores que não estão envolvidos nas cobranças não ultrapassem essa distância. Tiro penal (Marca do Pênalti) – Existe para marca a distância de 11m até a linha do gol para a cobrança de pênaltis; Arco do escanteio – Conhecido também como marca de escanteio, esse espaço serve simplesmente para marcar onde deve ser cobrado o escanteio. Bandeirinha de canto – Tem como finalidade facilitar a definição de escanteio/tiro-de-meta e lateral, o mastro fica cravado sobre o encontro de ambas as linhas de lado e fundo. Quando a bola bate no mastro e volta, a bola continua em jogo, sem marcação de falta, pois ele é um objeto neutro. Quer mais curiosidades futebolísticas? Acesse: http://goldecanelafc.blogspot.com.br/ E curta nossa fan page: facebook/goldecanelafc
Um vídeo de poucos segundos...mas que me deixou super feliz, dentre os mais de 5 mil municípios deste Brasil...eu pude ouvir com muita alegria...o nome de minha terrinha natal...onde VIVI mais de 3 décadas...e tenho lá meus pais, irmão, sobrinhos e amigos do peito...Agora moro em uma outra terrinha abençoada...onde conquistei grandes amizades...que em um vídeo futuro para alegria ficar completa eu possa ouvir...Gavião Peixoto!
A secretaria de Cultura realiza nesta sexta-feira, 20/12, às 20h, no Ginásio Osvaldo Fratucci (Osvaldão) a I Mostra de Dança do projeto de Danças Urbanas realizado pela Secretaria de Cultura. As apresentações, que fazem parte do projeto "Escola de Talentos", serão feitas pelos alunos que frequentam as aulas e que acontecem às terças-feiras na sala de dança na secretaria. O professor, Marcelo Mathias montou as coreografias que foi repassada ao longo do projeto para seus alunos. A Academia "Studium" da cidade de São Carlos também nos prestigiará com algumas apresentações. Convide à todos para prestigiarem o trabalho dos alunos, o evento será recheado de lindas apresentações.
Neste sábado, 21/12, às 20h no anfiteatro da Secretaria de Cultura é dia de reviver os velhos tempos com uma bela e emocionante apresentação da Banda Marcial. O espetáculo, que será apresentado pelo conhecido maestro Silvio Cezarino e seus alunos, marcará o reinício das atividades da Banda Marcial Municipal e será recheada de músicas conhecidas pelo público como a famosa "Aquarela". Os ensaios vem acontecendo aos sábado no anfiteatro do Espaço do Saber e a apresentação promete emocionar àqueles que já participaram da fanfarra ou aqueles que acompanharam nossos jovens quando a banda estava funcionando. O maestro, seus alunos e a Secretaria de Cultura tem a honra de convidar à todos para prestigiar essa bela apresentação.
Fundap realiza missão de capacitação na República de Cabo VerdeAção reforça laços de cooperação entre o país e o Governo do Estado de SP
De 2 a 6 de dezembro, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Gestão Pública, realizou uma missão internacional de capacitação na área de gestão pública na República de Cabo Verde, país do continente africano.Ministrada pelos técnicos Sandra Inês Baraglio Granja e Pedro Aníbal Drago, a ação, que capacitou 30 membros das Direções Gerais de Planejamento Orçamento e Gestão (DGPOG) e das Direções de Recursos Humanos dos ministérios e secretarias do governo, retoma o histórico de cooperação entre a nação e o Estado de São Paulo.“Tivemos uma receptividade muito boa em função do trabalho realizado pela Fundap naquele país na década de 80. É necessário também salientar o alto nível dos participantes da capacitação, foi algo que facilitou o andamento da ação”, avaliou a representante da Fundap.A cerimônia de abertura do curso foi realizada na Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Sotavento (CCISS) na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, e teve a presença de Romeu Modesto, secretário de Estado da Administração Pública (SEAP), órgão ligado ao gabinete do Primeiro Ministro. Alguns dos temas discutidos durante o curso, com carga horária de 16h, foram: novos paradigmas da gestão pública, sociedade, Estado e administração pública; reforma do Estado; demandas sociais e planejamento de políticas públicas; gestão e execução do orçamento público voltadas para resultados; entre outros. Estreitando relações Além da capacitação, a missão teve o papel de estreitar as relações entre as nações, a fim de possibilitar a realização de projetos futuros. “A partir do que presenciamos, ficou claro que há excelentes oportunidades de cooperação. Ambas as partes estão bastante motivadas; inclusive o embaixador do Brasil se colocou à disposição para tudo o que for necessário”, disse Pedro Drago, também representante da Fundação. Uma das ações futuras pode ser o apoio de consultoria e capacitação para a implementação do processo de planejamento e orçamento por resultado, que está sendo votado pelo legislativo cabo-verdiano.Segundo o ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Antonio Leão de Aguiar Correia e Silva, prosseguir com a parceria é fundamental: “A Fundap é um nome histórico em Cabo Verde e, no contexto atual, é uma importante aliada para responder aos novos desafios do ciclo de reformas”.Década de 80 Há três décadas, a Fundap colaborou na implementação do primeiro ciclo de reformas do Estado, via consultoria e capacitação dos recursos humanos do Estado cabo-verdiano, caracterizando-se como um ator importante na construção de sua democracia e na passagem de status de país subdesenvolvido para uma nação em desenvolvimento.
Técnicos da Fundap ladeados pelo secretario de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, e pela representante adjunta do Programa das Nações Unidas em Cabo Verde, Heloisa Marone
Técnicos da Fundap são recebidos pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Antonio Leão de Aguiar Correia e Silva
Curso capacita membros dos ministérios e secretarias do Governo cabo-verdiano