Atribuição foi a boa qualidade de ensino segundo a diretora Ana Claudia
A rede de ensino estadual paulista ultrapassou mais uma vez todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Os dados referentes à avaliação realizada em 2011, divulgados na tarde desta terça-feira, 14 de agosto, apontam que o Ensino Médio atingiu o indicador projetado para ser alcançado em dois anos. O índice obtido foi de 3,9, ante a meta de 3,6.
Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o Ideb foi de 5,4, enquanto a meta era de 5,3. No ciclo II do Ensino Fundamental, o indicador atingido foi 4,3, sendo que a projeção era de 4,2.
Em comparação com as redes estaduais do país, o Estado de São Paulo supera o indicador em todos os níveis de ensino. A média nacional foi de 5,1 no Ensino Fundamental ciclo I, de 3,9 no Ensino Fundamental ciclo II e de 3,4 no Ensino Médio.
Em Nova Europa a escola em destaque é a “EMEF Anita Ferraz Malzoni”, que superou a meta, que era de 1,95 para o 5º ano e l,90 para o 9º, tornando-se a única escola do município, a ultrapassar as metas de 2011com 2,14 para o 5º ano e 2,28 para 9º ano. Em 2010 a 5º série conseguiu 1,87 e a 9º 1,85.
Esses dados mostram que a escola está no caminho certo, a começar pela manutenção dos programas, e a boa conduta dos alunos em sala de aulas, principalmente pelo desempenho dos professores que lutam no seu dia – a -dia para o bom desenvolvimento escolar, fazendo com que o aluno leve para a casa o seu conhecimento, muitas vezes transferindo para os pais, o que aprenderam.
Localizada no Bairro Santa Fé, a escola possui uma grande demanda, e nunca deixou de acreditar em seus alunos, mas o que vale é o trabalho de auto-estima tanto pelos professores ou diretoria, os quais ambos estão sempre atentos para a conquista de seus alunos, para um aprendizado perfeito
Para a diretora da escola Ana Claudia Correa Bazona, o bom desempenho da escola se deve a união da equipe, principalmente pelos esforços dos professores. “Nossos alunos são extremamente carentes, onde a maioria das famílias deixam para a escola a responsabilidade da educação, então o acompanhamento da vida escolar dos filhos praticamente não existe isso dobra tanto o trabalho quanto ao esforço, mas graças a Deus conseguimos através de muita dedicação, uma grande vitória, devido a tamanha dificuldade em fazer com que as famílias também participem. Já melhorou bastante principalmente quanto às reuniões de pais” disse.
Hoje a escola possui 487 alunos da 1ª série a 9º “ nossas crianças têm potencial, e por esse motivo, nunca deixamos de acreditar na capacidade que possuem. Trabalhamos com a evolução em cima da auto-estima para que o aluno consiga seus objetivos. Sempre trabalhamos com o incentivo, para que eles tentam o melhor e nunca ter o medo do erro, elogiando e valorizando as coisas boas. Nota-se que eles têm a capacidade de serem ótimos profissionais no futuro” concluiu Evelin Camurre Martins Giro professora alfabetizadora da escola.
O Ideb reúne em um só indicador dois conceitos: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, obtidas pelos estudantes ao final das etapas do ensino. A nota obtida pelas unidades estaduais na Prova Brasil aumentou quando comparada ao resultado de 2009. No Ensino Médio, as médias de língua portuguesa passaram de 268,69 para 272,56 em 2011.
Em matemática a nota subiu de 270,66 para 274,19. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 189,35 para 191,77 em língua portuguesa, e de 212,90 para 213,20 em matemática. No ciclo II do Ensino Fundamental, em língua portuguesa a pontuação foi de 240,27 para 240,88, e em matemática de 242,75 para 244,33.
As metas por escola, estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes, servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.