NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sábado, 18 de julho de 2015

GAVIÃO FORMA PRIMEIRA TURMA EM TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO/ CENTRO PAULA SOUZA E PREFEITURA


Na noite de ontem no Espaço Social Vida Luz, um momento importante do poder de transformação por meio da educação. Uma parceria entre Centro Paula Souza de Araraquara e Prefeitura de Gavião Peixoto, tornou possível uma primeira Formatura de nível Técnico de uma turma do curso de Administração, caminhos árduos, mais que com a bagagem do conhecimento de torna leve e prazeiroso. O evento contou com a presença de autoridades locais e do corpo docente da referida instituição de ensino. Sendo assim, um marco e mais um passo importante dentro do que de fato pode transformar as pessoas e consequentemente a VIDA delas para um rumo que seja mais promissor e com igualdade em um mundo competitivo da busca por um lugar ao sol.

O poder da Educação
Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite, mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar.

O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a 
qualquer momento sobre o tema e, por isso mesmo, o haviam convidado.

Transcorridos os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em expectativa.

Postou-se à tribuna e logo em seguida, entraram dois criados, cada qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães.

A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de uma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada.

Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre. Alcançou-a com destreza trucidando-a rapidamente.

A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta da assembléia e os corações pareciam saltar do peito.

Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão.

Mesmo assim, ele nada falou. Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão.

O povo mal continha a respiração. Alguns mais sensíveis, levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava pelo palco.

No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la deu-lhe com a pata e ela caiu.

Logo ergueu-se e se pôs a brincar.

Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila convivência, saltitando de um lado a outro do palco.

Então, e somente então, Licurgo falou; "senhores, acabais de assistir a uma demonstração do que pode a educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim igualmente os cães. A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a educação."

E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do processo educativo.

"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo."

Eduquemos nosso filho, "esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores."

Licurgo foi um legislador grego que deve ter vivido no século quarto antes de Cristo.

O verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer dizer extrair de dentro.

Percebe-se portanto, que a educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim de se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.
Foto: Face do Arley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.