NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 3 de julho de 2015

APLICATIVO PILOTO DE POLÍTICA SERÁ LANÇADO EM ARARAQUARA

Aplicativo piloto de política será lançado em Araraquara

Câmara, UNESP e IFSP firmaram parceria para desenvolvimento de aplicativo sobre sistema político brasileiro


Aplicativo piloto de política será lançado em Araraquara


Com apenas alguns toques na tela do celular, a partir de dezembro, será possível aprender sobre o sistema político brasileiro, além de obter informações dos direitos e deveres dos cidadãos. Essa é a proposta da parceria envolvendo a Câmara Municipal de Araraquara, por meio da Escola do Legislativo, o Laboratório de Política e Governo da UNESP e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Araraquara, que desenvolverão um guia de política e cidadania em forma de aplicativo virtual.
“Já vínhamos conversando desde o começo do ano sobre a formatação deste projeto. O IFSP cederá um aluno bolsista para desenvolver o programa, a UNESP cuidará do conteúdo juntamente conosco no apoio técnico”, diz a presidente da Escola do Legislativo e vice-presidente da Câmara, Edna Martins (PV). 
O projeto do aplicativo piloto, batizado de ‘Guia de Política e Cidadania’, será desenvolvido para smartphones e tablets com sistema Android. O conteúdo trará uma série de informações sobre o sistema político brasileiro, entre elas, o que é uma República Federativa, a divisão e as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das definições de presidente, governador, senador, deputado, prefeito e vereador. Os usuários poderão ainda saber como se organizam os partidos e as coligações e como são feitas as escolhas dos candidatos.
Com texto didático, o aplicativo prevê apresentar o sistema eleitoral, explicar o que ocorre com os votos brancos e nulos, as regras de campanha e de financiamento, etc. De acordo com o projeto da Escola do Legislativo, UNESP e IFSP, o programa terá links de acesso direcionado às informações sobre leis e direitos humanos, entre outros. Ao toque de um clique, o usuário poderá ler sobre os direitos civis como liberdade de ir e vir, etc. e aprender mais sobre os direitos sociais como saúde, educação, esporte, segurança, etc. Além de compreender quais os papéis das audiências públicas e outros instrumentos de participação popular.
“O aplicativo poderá fornecer subsídios para que os cidadãos compreendam questões envolvendo o sistema político de forma clara, por meio de um guia remoto, com perguntas e respostas diretas. Haverá espaço ainda para informações sobre direitos trabalhistas e esclarecimentos de dúvidas sobre impostos. Essa divulgação de conhecimento multidisciplinar vai ao encontro dos propósitos da Escola do Legislativo de Araraquara e das Instituições de Ensino Superior, que visam o fortalecimento e a expansão da cidadania com atividades de educação política”, destaca Edna Martins.
Fonte: Portal Morada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.