NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

PROJETO NACIONAL PREMIA ALUNOS E PROFESSORA DO CONSELHEIRO GAVIÃO PEIXOTO


O ‘Era uma Vez… Brasil’ é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Nesta edição, traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes.
O projeto é dividido em três etapas, a saber:
Etapa FATOS HISTÓRICOS
1) Qualificação dos professores/Provocação dos Alunos:
Qualificação dos professores de história do oitavo ano fundamental da rede pública de ensino. Nessa etapa faremos 06 encontros com os professores, trazendo novas abordagens possíveis para o estudo da história e da literatura. A partir desses encontros, serão propostas diferentes atividades de leitura, pesquisa e produção ao corpo de alunos. Os 100 alunos melhor avaliados participarão da segunda etapa do projeto e terão os seus trabalhos publicados em livro coletivo.
Etapa CAMPUS
2) Campus de arte-educação:
No período de férias os 100 alunos do oitavo ano da rede pública de ensino farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de teatro, música, capoeira e audiovisual.
Etapa INTERCAMBIO
3) Intercâmbio Cultural
Os alunos melhor avaliados durante o projeto participarão de um intercâmbio de 10 dias em Portugal, onde conhecerão os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808. E da Diretoria de Ensino de Araraquara, alunos de algumas escolas da DE  estiveram participando destas etapas acima citadas. Dentre este citamos a participação pra lá de positiva de 11 alunos da E. E Conselheiro Gavião Peixoto, tendo a frente a professora de História Viviane Oliveira Algusto. E 11 alunos de Gavião Peixoto estiveram na segunda fase etapa Campus de São Simão, foi a Escola da DE Araraquara que mais teve alunos selecionados, mostrando de fato que a Escola de GPX, tem um corpo docente qualificado e alunos dedicados ao sistema de ensino que existe dentro do espaço escolar.
 O que permitiu que alunos,  a professora e coordenadora Lúcia pudessem passar um dia no Campus de São Simão (fotos). E no dia 09 de agosto na Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA) de Araraquara aconteceu o lançamento do Livro do Projeto "Era Uma vez Brasil" edição 2018 denominado "Uma proposta a Dom João". E para satisfação de todos, duas alunas de Gavião tiveram suas histórias em quadrinhos publicadas, o que permitiu aquele dia de fama, com inclusive direito a autografar suas obras. São elas: Rayssa de Oliveira Leite e Juliana Santana (fotos). Na mesma noite no auditório do  EEBA aconteceu a divulgação dos selecionados para 3ª etapa do Projeto "Intercâmbio Cultural em Portugal percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil" e o aluno Nadson irá representar a DE assim como a Escola Conselheiro Gavião Peixoto e claro todos demais alunos.

 E da Diretoria de Araraquara a professora Viviane foi a única selecionada para estar no Intercâmbio Cultural em Portugal. E segue na imagem acima as fotos, deste feito que merece destaque tanto por meio desta reportagem, como por parte dos pais, educadores e demais adeptos a educação a luta para que o conhecimento dentro de suas variadas formas seja sempre um exercício constante. E vamos também, mudar por este e tantos outros feitos de alunos que tiveram a E E Conselheiro como espaço educacional, a errada impressão que EE Conselheiro GPX é uma instituição educacional, fora de um patamar de qualidade; e sabemos que no Projeto EPTV na Escola já tivemos alunos com suas redações classificadas, o moitivo: quando se tem alunos dedicados ao que é proposto em sala de aula e pais atentos, feitos como estes serão cada vez mais frequentes. E desta feita neste Programa, onde alunos de diversas partes do País participaram, e como recompensa de todo esforço e interação entre alunos e escola, o resultado a se comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.