NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 16 de julho de 2014

AUTOCLAVE ADQUIRIDA EM 1997 É COLOCADA EM USO PELA SAÚDE GAVIONENSE


O setor de saúde gavionense tem um processo eficaz de esterilização de matérias. Com a colocação em prática de uma autoclave (foto), que segundo fomos informados esta adquirida em 1997 e estava sem seu uso adequado pelos profissionais de saúde local.
Abaixo cita-se o papel deste aparelho primordial para zelar do bom funcionamento de uma unidade quando o assunto é ter todo material usado em procedimentos mais invasivos ao lidar com o paciente, zelando para qualidade da humanização dos serviços.

Para se garantir a eficiência dos processos de esterilização deve-se elaborar um programa de monitamento para controle de qualidade de esterilização.
Este programa deve avaliar e controlar todas as fases da esterilização, a fim de se detectar possíveis falhas e onde elas ocorrem:
 
IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS

 
- os materiais a serem esterilizados devem conter o nome do material, tipo de esterilização, lote da esterilização, a data de validade da esterilização, nome do responsável pelo empacotamento;
- cada ciclo de esterilização deve manter um registro com o lote, o conteúdo do lote, temperatura e tempo de esterilização, nome do operador, resultado do teste biológico e do indicador químico obtido e qualquer intercorrência.
 
MONITORAÇÃO MECÂNICA

 
- a monitoração mecânica consiste no controle e registro de parâmetros tempo, temperatura e pressão durante a esterilização e na manutenção do equipamento e dos aparelhos de registro (manômetros e termômetros).
INDICADORES QUÍMICOS

 
Os indicadores químicos são fitas de papel impregnadas com uma tinta termocrômica que mudam de cor quando expostas à temperatura elevada por certo tempo. Elas podem apenas indicar a exposição ou não ao calor (indicadores específicos de temperatura) ou ainda indicar a ação de diferentes componentes como tempo, temperatura e vapor (integradores).
Devem ser colocados indicadores externos nos pacotes a serem esterilizados. Essa prática indica apenas se o material passou ou não pelo processo de esterilização.
Indicadores colocados no interior dos pacotes devem estar posicionados em locais de difícil acesso ao agente esterilizante, assim poderá se obter informações sobre falhas na esterilização com relação à penetração do vapor ou concentração de óxido de etileno. Para cada processo existe um tipo de indicador apropriado: autoclave, calor seco ou óxido de etileno.
Um outro teste químico utilizado é o Teste de Bowie-Dick. Este método testa a eficácia do sistema de vácuo na autoclave de pré-vácuo. Para sua realização faz-se um pacote com campos empilhados um sobre o outro formando uma pilha de 25 a 28 cm de altura, no meio desta pilha coloca-se um papel com fitas de autoclave ou fitas zebradas coladas em forma de cruzes, cobrindo toda a superfície do papel. O pacote deve ser colocado acima ao dreno da autoclave, com esta vazia. Processa-se então um ciclo a 132oC por 3 a 4 minutos. Se as fitas não apresentarem homogeneidade na coloração indica que ocorreu a formação de bolhas de ar e deve ser feita a revisão do equipamento. Este teste deve ser realizado todos os dias, antes da primeira carga ser processada.

Fonte: Setor de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.