NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2012

TIMÃO SEGUNDO ESTUDO TERÁ A MAIOR TORCIDA DO PAÍS!

Torcida do Timão passará a do Fla em 2028, diz estudo

Diretor de marketing do Flamengo contesta métodos usados para medir resultado apurado por empresa de consultoria

Torcidas de Flamengo e Corinthians (Fotos: Pedro Kirilos e Eduardo Viana)Torcidas de Flamengo e Corinthians rivalizam em grandeza (Fotos: Pedro Kirilos e Eduardo Viana)
Leo Burlá
Publicada em 18/07/2012 às 08:00
Rio de Janeiro
Um estudo ainda inédito promete esquentar as discussões sobre qual a maior torcida do Brasil. Se, por ora, o Flamengo reina soberano, a Pluri Consultoria garante que o Corinthians passará o Rubro-Negro em 2028.
A projeção leva em conta as 20 últimas grandes pesquisas de opinião sobre predileção clubística e uma projeção sobre expectativa do crescimento demográfico no país.

MAIS:
- Corinthians amplia vantagem sobre Fla em placar financeiro

Corinthians amplia vantagem sobre Fla em placar financeiro

Torcidas de Flamengo e Corinthians (Fotos: Pedro Kirilos e Eduardo Viana)Flamengo e Corinthians travam duelo também fora de campo (Fotos: Pedro Kirilos e Eduardo Viana)
Leo Burlá e Rodrigo Vessoni
Publicada em 18/07/2012 às 07:03
Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
A conquista da Libertadores da pelo Corinthians evidenciou o momento vivido pelos dois gigantes do futebol brasileiro dentro e fora de campo: enquanto os paulistas ampliam seus domínios e aumentam gradativamente sua geração de receitas e expectativas futuras, o Flamengo patina na tentativa de diversificar os seus ganhos e maximizar seu potencial esportivo.
Balanços financeiros do exercício de 2011 comprovam o cenário. O Corinthians fechou sua última temporada com uma receita total de R$ 290,4 milhões, disparado a maior do país. O Fla, por sua vez, ocupa a 5 posição do ranking, com R$ 185 milhões.

Os resultados corintianos são também mais satisfatórios quando se leva em conta o montante arrecadado com bilheteria, transações de atletas, aumento de patrimônio e direitos de transmissão de televisão.
Por consequência dos resultados, o Timão fortalece o futebol, o topo da pirâmide de todos os clubes.
– Está tudo aberto para que Flamengo e Corinthians sejam o Real e o Barcelona, mas o Flamengo não faz a sua parte – opinou Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians.
Procurada pelo LNET! a presidente do Flamengo Patricia Amorim não quis dar declarações sobre o assunto.
COM A PALAVRAClaudio Di Gioia
Economista e autor de estudo sobre gestão e fonte de receitas
'Ambos apresentam desempenho distinto'
A tendência nas competições esportivas é a supremacia dos times que tem maior poder de mercado e melhor gestão. Nesse cenário, Flamengo e Corinthians, embora tenham o maior potencial de mercado dentro da indústria esportiva brasileira, apresentam desempenho distintos. O Corinthians, hoje, tem uma capacidade de gerar mais receita e tem uma dívida proporcionalmente muito menor, o que faz com que ele possa concentrar esforços em investimentos no departamento de futebol e na montagem de elenco. Isso certamente se traduz em vitórias em campo. É o que chamamos de ciclo virtuoso: quanto melhor a gestão, melhor performance financeira e, consequentemente, melhores resultados em campo.

Responsável pelo estudo, Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri, trabalha com um cenário de 29,2 milhões de rubro-negros contra 25,1 milhões de corintianos (NR: a 4ª Pesquisa L! Ibope, de 2010, indicava que o Fla possuía 33,4 milhões de torcedores e o Timão 25,8 milhões), mas aponta redução gradual nesta diferença.
- O Corinthians está com a faca e o queijo na mão. Em São Paulo o clube tem 14 milhões de torcedores, o que representa quase a população do estado do Rio - disse Ferreira, que recomendou que o Flamengo siga o exemplo de gestão do Timão:
- Caso repita a receita, o Fla tem poder para vencer todos os títulos em três anos.
Informado sobre a projeção, Marcus Duarte, diretor-executivo de marketing do Fla, contestou os métodos usados para a aferição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.