NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

domingo, 8 de julho de 2012

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO CAFÉ...


Benefícios e malefícios do café
Professora revela verdades e mitos sobre a bebida mais tradicional no país
Data: 06/07/2012, às 16h43
O café, mesmo estando presente no dia a dia de muita gente, ainda gera muitas dúvidas em seus consumidores. Apreciado por suas características de sabor e aroma, alguns adeptos afirmam que a bebida promove bem-estar e faz com que fiquem mais alertas.
De acordo com a professora da Uniara, Angélica Manço, o café tem ação estimulante sobre o sistema nervoso central e grande efeito ergogênico, “que favorece o desempenho atlético, a concentração e a capacidade intelectual, devido à presença da cafeína em sua composição”.
Malefícios
Ela alerta que o consumo de café em exagero pode aumentar a pressão arterial, contribuir para a osteoporose, refluxo gastroesofágico, gastrite, úlcera e colite, além de aumentar a perda de vitaminas e minerais no organismo. Angélica recomenda que, “para as pessoas que não têm restrição ao consumo da bebida, o ideal é ingerir em torno de três a quatro xícaras de café por dia”.
Além disso, segundo a docente, o excesso pode causar insônia, superexcitação, ansiedade e irritabilidade. “Para não causar insônia, deve-se evitar sua ingestão à noite, pois, como apresenta propriedades estimulantes como a cafeína, auxilia na manutenção do estado de alerta, dificultando o sono”, observa.
Angélica afirma que os consumidores diagnosticados com gastrite devem ficar atentos, pois “o café estimula a produção do suco gástrico e irrita a parede do estômago, e que até mesmo o descafeinado provoca esse efeito”.
Benefícios
A docente explica que o consumo diário e moderado de café pode prevenir doenças físicas e mentais, como câncer, diabetes, depressão, crises de asmas, doenças neurogenerativas e alteração de humor. “Além disso, pode auxiliar no tratamento da obesidade, alcoolismo e drogas”, completa.
Angélica aponta que a bebida, apesar de ser um produto de composição química complexa, apresenta componentes bioativos após o processo de torrefação, importantes para a saúde humana. “Essa bebida é composta por cafeína, proteína, lipídeos, vitamina – niacina e ácidos clorogênicos, que têm função antioxidante, açúcares como glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos, e minerais como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco e cobre”, afirma.
Mitos e Verdades
A docente esclarece que a maioria das pessoas acha que o café contém apenas cafeína ou que esta é sua substância principal. “Grande engano. O café possui apenas 1 a 2,5% de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade, que são importantes para o organismo humano”.
Ela confirma que o consumo deve ser feito duas horas antes ou após as principais refeições. “O café possui substâncias antinutricionais, como fitatos e taninos, entre outras, que prejudicam a absorção dos nutrientes oriundos dos alimentos ingeridos no almoço ou no jantar”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.