NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

PROGRAMA "MAIS MÉDICOS" CONTEMPLA GAVIÃO COM UMA NOVA PROFISSIONAL


O sistema de saúde de Gavião Peixoto, mais propriamente a UBS, receberá na tarde de hoje mais uma profissional para esta área. E a Dra Tábata Telesforo Mariano, que virá atender na cidade através do Programa do Governo Federal, denominado Mais Médicos. E conheça um pouco mais deste ProgramaO Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.
Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade. 
O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.
E ao chegar ao aeroporto de Congonhas em São Paulo, a mais nova integrante do sistema de saúde gavionense, enviou uma foto, como forma de dizer que está chegando no objetivo de agregar ao quadro já existente na Unidade Básica de Saúde. E aqui em nossa cidade, recentemente depois do fim de contrato, o médico cubano do programa que atendia em nossa UBS, foi desligado da unidade. E diante da importância ao atendimento básico ao cidadão, o governo municipal através do prefeito Gustavo Piccolo, pessoalmente, buscou junto ao Ministério da Saúde, colocar Gavião dentro da rota de interesse para ter novamente este profissional. E a conquista vem com a chegada de Tábata.

Foto: Crédito Elivelton Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.