NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PORTUGAL COMPRA SEIS AVIÕES KC 390 DA EMBRAER PARA FINS MILITARES



Michel Temer, Presidente do Brasil, confirmou, ontem, dia 31 de agosto, que Portugal vai adquirir seis aviões de transporte militar e logístico KC-390, da construtora aeronáutica brasileira Embraer, que incorporam diversas peças e soluções tecnológicas produzidas e criadas por técnicos portugueses.
O Presidente brasileiro garantiu que o negócio já foi acertado e que o Governo português vai mesmo optar por comprar seis aviões para fins militares. A oficialização da compra foi feita por Marcelo Rebelo de Sousa na curta passagem de Temer por Lisboa, esta quarta-feira, dia 30 de agosto, segundo revela um tweet publicado após o regresso de Michel Temer a Brasília.
O Governo já tinha aprovado, em Conselho de Ministros, o início das negociações para a aquisição de cinco aparelhos, com a opção de compra de mais uma unidade (facto que veio a confirmar-se nesta quinta-feira). A notícia, embora não confirmada, já corria, desde há algumas semanas, em meios políticos e militares de Lisboa.
Os KC-390 vêm substituir os Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa (FAP). É um aparelho multifunções e está adaptado ao transporte e lançamento de carga e militares com enorme precisão, estando igualmente apto para realizar operações de busca e resgate e até para fazer combate a incêndios. É capaz de fazer reabastecimentos em voo.
Com dois motores turbofan ‘Pratt & Whitney’, tem capacidade para transportar 23 toneladas de carga e espaço suficiente para transportar tropas equipadas e veículos.
O valor da transação não foi divulgado mas, segundo avançou em junho passado o ‘Jornal de Negócios’, que se publica em Lisboa, a compra deverá rondar os 70 milhões de euros por cada aeronave.
O encontro entre os presidentes português e brasileiro aconteceu esta quarta-feira durante uma escala da comitiva brasileira que acompanha Temer à China onde se realizou mais uma Cimeira dos Países BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A comitiva brasileira pernoitou em Lisboa, em cujo aeroporto ficaram também um avião Boeing 767-300 da Força Aérea Brasileira (FAB), em que viajou Michel Temer, e outro Embraer ERJ190AR, da Presidência da República do Brasil, que também regressava da cimeira.
Embraer KC-390 AntónioCosta_02 650px
O KC-390 foi apresentado em Portugal no ano passado, em cerimónia em que estiveram diversos governantes portugueses e responsáveis pela Força Aérea Portuguesa, nas instalações da OGMA, em Alverca do Ribatejo. Em junho deste ano o primeiro-ministro português António Costa (na foto) viajou num dos protótipos do KC-390 entre dois aeroportos brasileiros (LINK notícia relacionada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.