Nesta terça-feira (25/08), o Rio Claro Basquete levou a melhor sobre o Unitri/Praia Clube, no Ginásio do ITE, em Bauru (SP), pelo placar de 53 a 45, e abriu a segunda etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) com resultado positivo. Com isso, o time do interior paulista se reencontrou com a vitória após três derrotas sofridas nos três últimos jogos da etapa anterior, realizada em Uberlândia (MG).
Com oito pontos cada, os alas Gui Hartwig e Jackson, e o pivô Tom, foram os maiores pontuadores rio-clarenses na partida. O cestinha, por outro lado, veio da equipe uberlandense: o ala Raphael, que deixou a quadra com 16 pontos. Autor de nove pontos, o pivô Brunão também apareceu bem pela equipe mineira, que agora possui campanha de dois triunfos em oito partidas na competição.
“Sempre focamos e treinamos muito nossa defesa. Esse é o nosso maior princípio. O ataque fica em segundo plano para nós. Procuramos sempre defender coletivamente e nos doamos ao máximo para conseguir as vitórias. Por isso vamos continuar nos esforçando 100% para fazer uma boa etapa aqui em Bauru”, comentou o armador Assmann, do Rio Claro, que marcou sete pontos no confronto.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O jogo
Em meio a um jogo extremamente truncado, o Rio Claro conseguiu se sobressair no placar e construir sua pequena, mas importante vantagem no início da partida (13 a 6). Embora estivesse com baixo aproveitamento nas finalizações, o time paulista se manteve firme na ponta do placar e fechou o primeiro quarto com 16 a 11 de frente.
Os rio-clarenses continuaram com superioridade na partida e mantiveram a vantagem. Ainda com baixos aproveitamentos nos arremessos, os dois times fizeram uma partida bastante amarrada e de nível técnico inferior ao período anterior. Mas mesmo com este cenário, os paulistas venceram o segundo quarto por 13 a 7 e foram para os vestiários com 12 pontos de frente: 29 a 17.
Na volta do intervalo, o Rio Claro passou a ter mais dificuldades e teve sua liderança no placar ameaçada por um valente Praia Clube. Com 11 pontos do ala Raphael, o clube de Uberlândia reduziu a diferença no placar para apenas cinco pontos nos momentos finais da etapa (40 a 35), mas, com lance livre convertido pelo armador Léo já com o cronômetro zerado, caminhou para os dez minutos finais perdendo por seis pontos: 41 a 35.
O duelo voltou a ficar extremamente truncado e o baixo placar da parcial foi uma das provas desse equilíbrio. Mostrando mais tranquilidade e precisão no final, o Rio Claro soube administrar a liderança no placar e controlar a reação do Praia Clube, que tentou bravamente se recuperar no marcador mas não foi capaz de mudar sua situação na partida.