NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NOVA EUROPA VAI GANHAR NOVA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Dia da árvore
Nova Europa vai ganhar nova área de preservação e suas crianças vão conhecer árvores nobres da flora brasileira
Para comemorar o dia da árvore a Usina Santa Fé doou para a prefeitura de Nova Europa 5.200 mudas de árvores que serão plantadas em uma área preservação, localizada no antigo lixão. O plantio começará no dia 19 de setembro com o plantio de 500 mudas por crianças da cidade.
Outra comemoração pelo dia da árvore na cidade vai acontecer na Usina Santa Fé que vai realizar um “tour” com alunos da 6ª série pelo Parque Itaquerê, uma reserva de 70 hectares que foi plantada nos anos 1920 com árvores nobres e raras da flora brasileira.
Os alunos foram selecionados por meio de um concurso de redação cujo tema foi “O Homem e o meio ambiente”. Três escolas da cidade estão participando Francisco Metidieri, Anita Ferraz Malzoni e Nilva Cazeto. Os três primeiros colocados de cada escola vão receber tablets, máquinas fotográficas e relógios como prêmio. Todos os alunos que escreveram redações poderão fazer  o tour pelo Parque Itaquerê, onde especialistas vão “apresentar” as raridades da fauna brasileira que existem no Parque, que fica anexo à sede da Usina Santa Fé
 
A Usina Santa Fé e o Meio Ambiente
Quando a família Malzoni comprou a antiga Companhia Açucareira Itaquerê,  em 1974, a maior exigência do antigo dono para concretizar a venda foi que as áreas de matas fossem conservadas, principalmente o Parque Itaquerê. Essa conservação vem sendo cumprida e aprimorada desde então pela usina, que foi rebatizada de Santa Fé.
Hoje a Usina Santa Fé tem 1.460 hectares, o equivalente a 1.460 campos de futebol, de matas preservadas ou replantadas. Das áreas preservadas pode-se destacar ainda a Mata Sagrada, com quase 260 hectares, que é o maior e mais importante fragmento florestal nativo do município de Tabatinga e a mata da hidroelétrica, mais 116 hectares de vegetação preservada.
As margens de rio em propriedades da usina estão 100% cobertas por mata ciliar, e um viveiro de mudas próprio produz milhares de mudas todos os anos para uso usina e para doação a entidades e prefeituras.
Mais informações com a jornalista Valéria Ribeiro
Valeria.ribeiro.jor@gmail.com / tel 16 997962446

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.