NOSSO TEMPO

www.climatempo.com.br

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ABAG E AGRISHOW...VALORIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

Sugestão de Pauta
ABAG/RP usa AGRISHOW como “escola” para a Valorização Institucional da Imagem do Agronegócio
Pelo 12º ano consecutivo a ABAG/RP, Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, aproveita a realização da Agrishow para dar continuidade a seu trabalho de valorizar institucionalmente a imagem do agronegócio. A maior vitrine do agronegócio brasileiro vai receber 230 jovens de dois de seus programas de valorização da imagem do setor: o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” e o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.
VI Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro na Agrishow
No dia 1º de maio cerca de 170 estudantes de jornalismo, de 12 das principais faculdades de comunicação do Estado de São Paulo, farão uma visita guiada à feira, será o primeiro contato dos estudantes de jornalismo com setor em 2013. Além de visitar empresas na feira, os alunos terão contato com a pesquisa que propiciou o grande salto tecnológico do agronegócio brasileiro.
Os futuros jornalistas continuam a semana na região, nos dias seguintes vão conhecer as cadeias produtivas do café, da pecuária e da cana-de-açúcar.
No dia 2 de maio estarão em Franca e Patrocínio Paulista. Em Franca vão conhecer a Cocapec, para entender o trabalho de uma cooperativa e ver o que acontece com o café depois das fazendas. Nathan Herszkowicz, da ABIC, Associação Brasileira da Indústria do Café, virá a região especialmente para conversar com os jovens. Em Patrocínio Paulista os estudantes vão visitar o laticínio Jussara, a pecuária de leite será o foco.
No dia 3, o café volta cena, dessa vez em uma fazenda produtora de cafés especiais, a Fazenda Bom Jesus, em Cristais Paulista. Em plena colheita do café os alunos poderão acompanhar todo processo, da colheita ao beneficiamento. No mesmo dia, em Cravinhos, mais um pouco de pecuária, mas com foco na sanidade animal, a visita será na Ourofino Agronegócio,
Encerrando a semana, no dia 4 de maio, os alunos vão conhecer, os dois lados da cadeira produtiva da cana-de-açúcar, as visitas acontecem na maior usina do mundo a São Martinho, em Pradópolis, onde eles vão visitar a parte agrícola e industrial. Na Coplana, Cooperativa Agroindustrial, unidade de Jaboticabal, o foco será perfeita convivência entre a produção de energia (cana) e comida (grão – amendoim e soja), na rotação de cultura muito difundida na região.
Neste dia o jornalista Ricardo Boechat fará uma palestra para os estudantes de jornalismo falando da importância para o jornalista de vivenciar o conhecimento.
Os estudantes de jornalismo virão de diversas cidades do Estado, são estudantes do UNISEB/COC, UNAERP e BARÃO DE MAUÁ, de Ribeirão Preto; UNIARA, de Araraquara; UNIFRAN de Franca; UNESP, de Bauru; UNIMEP de Piracicaba; METODISTA de São Bernardo do Campo; PUC de Campinas; ECA/USP, ESPM e MACKENZIE, de São Paulo.
Programa Educacional “Agronegócio na Escola” na Agrishow
A tradicional visita dos alunos do Programa educacional da ABAG/RP acontecerá no dia 30 de abril. 58 estudantes do ensino fundamental, acompanhados de seus respectivos professores vão visitar empresas, instituições de pesquisa e assistir dinâmicas para começar a se familiarizar com o setor e entender como a tecnologia é aplicada no agro, o que resulta em aumento da produção e preservação ambiental. O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” tem por objetivo valorizar o agronegócio, o maior setor da economia brasileira. Revelando a dimensão e a importância do setor para a economia, valorizando as atividades agroindustriais locais e com isso, a comunidade onde o aluno está inserido, resgatando assim, o orgulho de pertencer a esta região. O grande diferencial é contextualização do conhecimento, é unir teoria e prática sobre o tema agronegócio.
Os estudantes foram os vencedores do Concurso de redação do Programa cujo tema foi sustentabilidade e agronegócio.
Trinta e duas cidades estão participando este ano do Programa em 2013, o que significa o envolvimento de cerca de 120 professores e quase 13 mil alunos de 84 escolas das cidades de: Altinópolis, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Descalvado, Dourado, Dumont, Guapiaçu, Guará, Guaraci, Guariba, Ipuã, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Motuca, Pitangueiras, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Sertãozinho, Severínia e Terra Roxa.
Serviço:
Visitas ABAG/RP na Agrishow 2013
Programa Educacional “Agronegócio na Escola” – 30/04/12
Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro – 01/05/12
Mais informações com a jornalista Valéria Ribeiro
Tel.: 16 - 97962446 e 30118353
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.